PREFEITURA MUNICIPAL DE GUZOLÂNDIA ADQUIRE BRINQUEDOS LÚDICOS PARA ATENDIMENTOS PSICOLÓGICOS E FONOAUDIOLÓGICOS

A Prefeitura Municipal de Guzolândia, por meio do Departamento Municipal de Saúde, utilizando recursos próprios, realizou a aquisição de brinquedos lúdicos para serem utilizados nos atendimentos psicológicos e fonoaudiológicos, ressalta-se que antes o município não disponibiliza um ambiente de ludoterapia equipado com brinquedos específicos e apropriados para os atendimentos, o que dificultava o trabalho de escuta qualificada junto às crianças e adolescentes.

Pensando nisso, em melhor atender a nossa população, foi estruturado no Centro de Atendimento Integrado Maria Hadad Maschio, uma sala de ludoterapia, ferramenta essa necessária ao psicólogo que trabalha com crianças, pois é através do brinquedo que a criança expressa o seu mundo. Ludoterapia é a psicoterapia adaptada para o tratamento infantil, onde a criança, brincando, projeta seu modo de ser. A sala de ludoterapia une o lúdico com a terapia. Desenvolve o psíquico da criança, que muitas vezes não tem uma autonomia verbal. E essa criança desenvolve melhor por meio da Ludoterapia.

Os brinquedos e as brincadeiras, além de serem um meio de distração e de entretenimento para as crianças, são importantes no processo de desenvolvimento cognitivo. É brincando que elas desenvolvem a memória, a criatividade, o raciocínio e a solução de problemas. É nas brincadeiras que a criança se relaciona com o mundo e o brinquedo é o estimulador da curiosidade e da iniciativa, proporcionando uma divertida forma de desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da atenção.

Cada brinquedo foi escolhido para que pudesse abarcar o mundo infantil sendo usado no tratamento de transtornos ou problemas comportamentais. Através deste material é possível trabalhar aspectos ligados à afetividade, interação e socialização. A aquisição dos brinquedos de qualidade contribui para o desenvolvimento do trabalho do profissional bem como proporcionam um melhor atendimento para as crianças e adolescentes que necessitam do serviço, fazendo deste um ambiente acolhedor.

Brincar é uma das melhores formas de estimular o desenvolvimento e o potencial de uma criança.

Prefeitura Municipal de Guzolândia - Trabalho e Transparência!

Audiência Pública Saúde  Guzolândia

Audiência Pública Saúde Guzolândia