DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE SAÚDE, REALIZA PLENÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL EM GUZOLÂNDIA

A Prefeitura Municipal de Guzolândia, por meio do Departamento Municipal de Saúde, realizou na quarta-feira, 28 de abril de 2022, no Centro de Referência da Assistência Social - Cras, a Plenária Municipal de Saúde Mental em Guzolândia, com o tema “A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do Cuidado em Liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da Atenção Psicossocial no SUS.” Com o palestrante Antônio Cláudio Galvão, apoiador do Colegiado de Gestão Regional do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo - COSEMS-SP.

O objetivo da Plenária Municipal foi em realizar o encontro de pessoas que usam, trabalham, administram, fiscalizam e constroem a Saúde Pública do município, com ênfase nas diversas questões relacionadas à promoção da saúde coletiva e a prevenção de transtornos mentais e comportamentais.

Os eixos temáticos para os debates e a formulação de propostas foram:

• Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania;

Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços mental;

• Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;

• Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós pandemia.

Após o debate e discussões dos eixos temáticos com os participantes, foram apresentadas propostas e indicações para a etapa macrorregional, onde por meio de votação, foram escolhidos para representar o município de Guzolândia, Valdir Evangelista da Silva, Nathália Ramuce Tognoli, Silvana Meire Chela e Ana Lúcia Barbosa de Oliveira.